Interesse nacional

Câmara aprova projeto que obriga anotação de ações judiciais no registro de compra e venda de imóveis
em Valor Econômico, 28/fevereiro

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (28) projeto de lei que exige a anotação de ações judiciais no registro de compra e venda de imóveis. O texto vai à sanção presidencial. O projeto determina que deverá constar no registro do imóvel se existem ações envolvendo a reivindicação de posse ou propriedade, processo de execução de penhora, hipoteca judiciária ou outro tipo de ação cujos resultados ou responsabilidade patrimonial possam reduzir seu proprietário à insolvência.

Notícias

Puxadas pelo Minha Casa Minha Vida, vendas de imóveis crescem 30% até novembro de 2023
em G1, 28/fevereiro

O programa habitacional Minha Casa Minha Vida foi o responsável por puxar para cima as vendas de imóveis no país, tanto em número de novas unidades vendidas quanto em novos lançamentos. Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostram que o percentual de unidades comercializadas pelo programa cresceu 36,5%, acima da média de imóveis novos vendidos no Brasil, que foi de 29,2%.

Os condomínios feitos sob medida para a fatia da população que mais cresce
em Veja Mercado, 29/fevereiro

O Brasil vem passando por uma transformação demográfica acelerada. Indicadores de envelhecimento da população aceleraram para níveis recordes, e pessoas de 65 anos ou mais já representam 10,9% do total de habitantes no país — dos 203,1 milhões de brasileiros, 22,2 milhões estão nesta faixa etária. Em breve, seremos uma nação de cabelos brancos. Segundo projeções do IBGE, o país terá mais idosos do que jovens em 2060. Essa realidade faz com que muitas empresas comecem a se voltar para o potencial e as preferências desse público. Afinal, parte considerável dessas pessoas ultrapassa a faixa de 50 anos em boas condições físicas e financeiras — e querem aproveitar a vida, seja viajando, passeando ou consumindo. O mercado imobiliário faz parte dessa onda. Exemplo disso são as incorporadoras que vêm desenvolvendo empreendimentos voltados para a terceira idade, num movimento chamado de “senior living”.

Estratégia de vendas é fundamental para mercado imobiliário
em O Globo, 1º/março

De acordo com os dados coletados pela Pesquisa Secovi-SP 2023, ao longo do mês de outubro, apenas o estado de São Paulo registrou a comercialização de 6.973 unidades residenciais, destacando um número expressivo no volume de vendas. Indo de encontro a este cenário, um material publicado pelo Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas reforça que o mercado imobiliário se tornou uma alternativa para o investimento popular, tendo potencial para retornos positivos aos seus investidores.

Parceria vai fomentar pesquisas sobre o mercado imobiliário
em O Dia, 29/fevereiro

O Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) e a Loft firmaram parceria para a troca de dados e a realização de estudos sobre o mercado imobiliário. Os pesquisadores vinculados ao instituto terão acesso a informações fornecidas pela startup sobre condomínios e sobre cada imóvel por bairro e cidade, além de dados de contratos assinados. O objetivo é ajudar as imobiliárias a crescerem e ser um facilitador para compradores, vendedores ou interessados em aluguel.

Tendências e futuro: o que esperar do mercado imobiliário em 2024
em De olho na mídia, 28/fevereiro

O ano de 2024 acaba de bater na porta e o mercado da construção civil já apresenta algumas tendências para os meses que estão por vir. Quanto antes as empresas se prepararem, melhor serão os resultados internos e o desenvolvimento do segmento. Confira a análise da Eduarda Tolentino, sócia e presidente da BRZ Empreendimentos.

Poupança encolhe e pode pressionar crédito imobiliário em 2025, diz presidente da Caixa
em Folha de São Paulo, 28/fevereiro

O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, disse, na última quarta-feira (28), que a queda nos depósitos em poupança traz preocupação para o financiamento para habitação a partir de 2025 e afirmou que é preciso discutir alternativas para isso. Segundo Vieira, os novos produtos de investimentos que têm surgido até mesmo para pessoas de baixa renda concorrem com a caderneta e fazem com que esta perca em atratividade para investidores. Com a Caixa abocanhando quase 70% do mercado de crédito imobiliário, Vieira disse que o setor "é a estrela" do banco estatal e, portanto, a instituição se preocupa com o assunto.

Vendas de imóveis de luxo crescem pelo quarto ano seguido
em ES Brasil, 28/fevereiro

Um ano de crescimento e que pode alcançar os 10% de alta em imóveis comercializados em algumas faixas de preço. Essa é a análise da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES) a respeito das projeções do mercado imobiliário em 2024. Essas perspectivas foram anunciadas em coletiva de imprensa online da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) nesta segunda-feira (26).